3.12.09

Regras de Final Fantasy TCG

Livretos em PDF!
Baixa Qualidade
Alta Qualidade

Objetivo

O Objetivo é simples, vencer o vilão de seu oponente antes de receber sete (7) caveiras.

Algumas pessoas podem ter como objetivo também, fazer o oponente receber caveiras rapidamente, assim o objetivo seria fazer seu oponente receber sete (7) caveiras!

Baralho
Cada jogador deve possuir seu próprio baralho e este deve conter sessenta (60) cartas. É permitido até 4 cópias de qualquer carta em seu baralho (Com a exceção dos Vilões que somente é permitido uma cópia de cada vilão por baralho).

Tipos de Cartas
Existem vários tipos de cartas. E cada tipo de carta tem sua própria função e seu próprio efeito como é descrito em cada carta, dessa forma cada jogador prepara seu baralho com uma estratégia caso deseje.

Monstros: Estas cartas são a essência do baralho. Estas cartas geralmente são depositadas no Mundo ou em Cidades, além disso também podem ser usadas para atacar diretamente os personagens de seu oponente. Quando um monstro vence um combate ele é colocado na Pilha de Caveiras (do seu lado da mesa) e contam Caveiras (para seu Oponente).
Personagens: A única linha de frente contra os monstros que seu oponente coloca para te atacar. Personagens quando perdem um combate ficam feridos. Personagens feridos que perdem um combate são mortos.
Ações: Estas cartas são ações que seus personagens podem realizar. Geralmente são escondidas antes de seus efeitos serem usados, uma vez que fiquem escondidas elas podem ser viradas (contando que o Virar da carta seja respeitado) e então realiza-se seu efeito.
Itens: Estas cartas ao aprimoramentos do personagem, são itens que podem ser usados e equipados. Um personagem não pode carregar dois Item do mesmo Sub-Tipo. Isso quer dizer que um personagem não pode portar duas Armas ou Armaduras por exemplo. Mas um personagem pode portar uma Arma e uma Armadura.
Cidades: As cidades são cartas especiais. Possuem um requisito que deve ser cumprido antes de terem seus efeitos completos. Além disso o personagem não pode usar a habilidade de sua cidade se ela possuir monstros.
Vilões: Somente uma cópia de cada vilão é permitida por baralho, entretanto você pode ter dois vilões diferentes em seu baralho. São tratados como monstros, com a exceção de quando um Vilão ataca, todos os heróis lutam juntos.

Área de Jogo
1- Baralho: Aqui fica localizado o baralho do jogador.
2- Personagens: Até três (3) personagens podem ficar em jogo simultaneamente. Não se pode possuir dois personagens de Nome e Classes iguais.
3- Escondidas: Até cinco (5) cartas podem ser escondidas aqui, para então serem viradas.
4- Mundo: Monstros são jogador aqui. Entreanto somente monstros que tem em seu efeito “Mundo” podem ser colocado no mundo. Além disso, monstros do mundo possuem um pré-requisito para poder jogar.
5- Caveiras: Aqui ficam os monstros que venceram combates, somando caveiras para seu oponente.
6- Pilha de Descarte: Monstros derrotados, personagens mortos, itens destruídos, sortes usadas, ações, enfim toda carta que foi descartada.

Regras Gerais
Avistando: Avistar uma carta significa que você deve conter o requisito do avistamento. Uma carta pode avistar qualquer carta em jogo, assim como qualquer aspecto em jogo, com a exceção de cartas no Baralho (Deck) e no Descarte, todas as outras cartas podem ser avistadas.
Cartas e Efeitos: Qualquer carta pode realizar seu efeito, jogar, recompensa (ou seja qualquer texto), somente uma única ver por turno. Se uma carta diz que deves comprar uma carta, então você compra uma carta, esse efeito somente poderá ser utilizado novamente no próximo turno, enquanto a carta cumprir seus pré-requisitos para manter o efeito.
Jogar: Sempre que é dito para jogar uma carta, significa, colocar a carta em jogo. Uma carta somente pode entrar em jogo se cumprir seus pré-requisitos, caso contrario a carta não pode entrar em jogo.
Descartar: Descartar significa colocar uma carta da mão para o descarte.
Destruir: Destruir significa que uma carta em jogo deve ser colocada ao descarte, geralmente o jogador que ativou este efeito escolhe o alvo.
Sacrificar: Sacrificar uma carta significa colocar uma carta em jogo deve ser colocada ao descarte, geralmente uma carta do próprio jogador.

Começando uma partida
Antes de começar uma partida cada jogador deve ter certeza que seus baralhos estão de acordo com as regras. Além disso cada jogador embaralha seu deck e então coloca na posição correta. Cada jogador corta seu baralho e mostra a carta do fundo para seu oponente, aquele que tiver o maior valor de Sorte começa a partida.

Final Fantasy TCG é um jogo feito de turnos. Onde em cada turno o jogador terá direito a realizar uma ação. Assim que o jogador realiza a ação, parte para o combate (quando acontece um combate), com o combate resolvido então terminasse o turno e é a vez do próximo jogador. Esse processo continua até um dos jogadores perder ou ganhar.

A seqüência de um turno é simples e se repete em cada turno.

1. Inicio do Turno
Essa fase do turno é apenas uma referencia. Nenhuma carta pode ser usada ou jogada nesse momento. Também não se pode virar nenhuma carta nessa fase.

2. Fase de Compra
Nesse momento o jogador compra uma carta de seu baralho. Não importa a quantidade de cartas que o jogador tenha na mão.

2.1. Conciliação
O jogador então concilia sua mão até cinco (5) cartas; Isso quer dizer, se o jogador tem menos de cinco (5) cartas ele compra até ficar com o total de cinco (5) cartas na mão, ou então, se o jogador possui mais de cinco (5) cartas na mão, deve descartar até ficar com cinco (5) cartas na mão.

Novamente nenhuma carta pode ser jogada agora, também não se pode virar nenhuma carta.

3. Fase de Jogo
Aqui é onde o jogo acontece. O jogador tem direito a Jogar uma (1) carta, ele sempre deve cumprir os pré-requisitos da carta.

O jogador pode fazer uma das seguintes ações:

• Jogar um Personagem
O personagem coloca um personagem de sua mão para o jogo. O jogador pode ter apenas três (3) personagem ao mesmo tempo e não pode possuir dois personagens iguais ao mesmo tempo.

• Jogar um Monstro
Este é o momento de ação, o Jogador pode escolher colocar o Monstro no Mundo ou em uma cidade do oponente ou colocar o monstro para Atacar diretamente.

Se o monstro for colocado para atacar diretamente, veja se ele cumpri os pré-requisitos para entrar em combate. Além disso quaisquer outros monstros do Mundo ou em Cidades podem atacar junto, contando que cumpram os pré-requisitos do Mundo e Jogar.

• Jogar um Vilão
O Vilão é uma carta especial. Uma vez que (geralmente) é necessário o oponente ter três personagens para poder colocar o vilão para atacar. Um vilão é uma carta poderosa e muito forte.

Vilões ficam sempre no mundo e (geralmente) precisa-se destruir seus próprios monstros para poder colocar o Vilão para atacar. Quando um Vilão atacar, todos os outros monstros atacando são descartados e o vilão lutará sozinho contra todos os personagens.

Se o vilão vencer, ele não vai para a Área de Caveiras, ele retorna ao Mundo, mas ainda faz sua recompensa e também tem direito a ferir um (1) personagem.. Se um vilão perder um combate ele é descartado e o jogador perde a partida.

Jogadores podem combinar de usar uma quantidade fixa de vilões e devem derrotar essa quantidade para vencer um ao outro. Entretanto isso é apenas uma sugestão.

• Jogar um Item
O jogador coloca uma carta de item sob um personagem. Geralmente isso aumenta o poder do personagem, ou concede capacidades especiais.

• Jogar uma Carta Escondida
Qualquer carta pode ser escondida. Entretanto somente ações possuem a capacidade de Virar e realizar seus efeitos. Uma vez que uma Ação realiza seu efeitos a ação é descartada.

• Jogar uma Cidade
As cidades ficam localizadas junto com o Mundo, e o seu oponente pode colocar monstros em cima de sua cidade. Enquanto tiver monstros na sua cidade você não pode usar as habilidades de sua cidade.

Em qualquer momento da fase de Jogo você pode virar cartas escondidas para realizar seus efeitos. Seus efeitos sempre duram até o final do turno (exceto quanto à carta diz do contrario).

4. Combate
Uma vez que você coloque um monstro, é o momento para o combate. Entretanto, se você não colocou nenhum monstro para atacar, pode escolher combater os monstros que estejam em sua cidade, para livra-se poder usar as habilidades de sua cidade.

Se você colocar um monstro para lutar você terá então aquele monstro como Atacante, além disso, pode juntar a este monstro outros que estejam no Mundo ou em Cidades, estes monstros podem atacar junto se cumprirem os requerimentos do Mundo e Jogar descritos na própria carta.

Quando todos os monstros que desejar estiverem atacando, você então diz ao seu oponente que já escolheu todos os monstros que deseja para combaterem.

Seu oponente então decide contra quais personagens os monstros irão atacar. Caso o oponente não possua nenhum personagem para se defender então todos os monstros são considerados vencedores.

Assim que o oponente tiver decidido como ficarão as lutas então deve-se resolver os combates.

4.1. Resolvendo um Combate
Seu oponente escolhe qual personagem irá lutar primeiro. Nesse momento ele pode usar quaisquer Efeitos. Como por exemplo descarta sua Hammer para receber Poder +2 (ao invés de Poder +1 da Hammer) ou Utilizar uma Black Magic como Fire ou Thunder.

Assim que seu oponente usar efeitos para aprimorarem seus personagens é a sua vez de melhorar seus Monstros usando efeitos de suas cartas ou ações.

Assim que ambos tiverem decido quais poderes usarem é o momento de revelar a Sorte.
Cada jogador revela simultaneamente a cada do topo de seus respectivos baralhos, e adiciona o valor de Sorte em ao Poder de seu Personagem e Monstro.

No caso de dois (2) ou mais monstros estarem lutando contra um personagem, não é revelada nenhuma carta de sorte para os monstros. Se os monstros vencerem a luta, então o jogador deve escolher um (1) monstro para colocar na area de caveiras e o(s) outro(s) devem ser descartado(s).

O mesmo acontece quando se está lutando contra um Vilão, apesar de estar usando Três personagens, revela-se apenas uma Sorte para os três personagens e soma-se o valor do Poder de todos os personagens.

Aquele que tiver o maior valor de Poder vence o combate. Em caso de empate o(s) Montro(s) vence(m).
Esse processo se repete até não ter mais nenhum combate a resolver.

5. Fim de Turno
Todos os efeitos se encerram nessa fase do turno (exceto quando à carta diz do contrario).

6 comentários:

Atmo disse...

Faz um arquivo PDF preu poder ler aqui sem net

Shin disse...

Olá Lucas

Excelente idéia amigo, irei montar um PDF explicando tudo certinho. Irei ainda revisar todo o texto e ainda montar toda a parte de regras novamente, quero fazer o texto mais simplificado e as regras mais enxutas.

Novamente Obrigado :)

jhony disse...

Dúvida ^^'
Um personagem pode defender mais de um monstro?por exemplo, eu ataco com 3 monstros, ele pode defender os três com um só personagem, e este só ficará ferido?(porque é muito provavel que perca o combate)
Outra coisa..Já é possivel jogar esse TCG online no mws ^^

Roberto "André Jaburo" M. Fernandes disse...

A ideia está muito boa mas está muito confusa em alguns pontos ou falta informação em outros. Como por que eu colocaria montros na minha cidade? ou eu sou obrigado a colocar monstros na minha cidade? mas qual é o motivo de se colocar monstros nas cidades?

Roberto "André Jaburo" M. Fernandes disse...

fora outras considerações que coloquei no seu post na comunidade do FFRPG FP gostaria de saber se você vai colocar mais Cidades ou incluir Dungeons (estava pensando algo como míssões no mundo se vencer ganha um item especifico. E sobre o comentario meu acima a confusão nas regras pode ser resolvido com uma pequena revisão no texto. Te dou parabéns pelo ótimo trabalho e se possivel gostaria de oferecer minha ajuda se for expandir mais a frente o card game para o FF II e III.

Shin disse...

Olá Roberto!

Toda ajuda é sempre bem-vinda,
Eu estou atualmente realizando testes para a segunda parte do jogo, uma "expansão" por assim dizer, no qual irei colocar os elementos de Final Fantasy II e testar uma nova mecânica de jogo.

Quando as suas considerações,
Quando se coloca um monstro, você o coloca no "Mundo" ou em uma "Cidade".

Um monstro numa cidade a impede de realizar seus efeitos, assim evitando o seu oponente de ser "overpower" em cima de você :P

Além disso você pode escolher como sua ação no seu turno, atacar os monstros da cidade, assim limpando a cidade de monstros (ainda estou revisando essas regras, por isso ainda não revisei o texto para elas).

No mais, obrigado pelo apoio e pelas dicas!

Postar um comentário